segunda-feira, maio 15, 2006

Alkantara Festival


Não sou regionalista, de todo. Sempre me indignei com manifestações bairristas de superioridade assente sobretudo em rivalidades clubísticas. A verdade é que nos últimos meses tenho ido quase todos os fins de semana à capital e constanto, efectivamente, que o falado centralismo não é nenhum mito, supostamente extinto há uns anos atrás.
Desde o Porto 2001, com excepção feita ao PONTI, e outros eventos pontuais, que se regressou à aridez cultural na cidade do Porto. Já não me lembro da última vez que fui ver Dança Contemporânea ao Rivoli, daquelas que me faziam colar à cadeira, acho que a última foi o Blush do belga Wim Vandekeybus, falarei sobre esta mais tarde.
Neste último fim de semana descobri o programa deste "Alkantara Festival" e é muito apelativo: Alain Platel, Vera Mantero, João Fiadeiro, o grupo de rua de Niterói ... Deixa-me muito triste que a minha cidade, outrora fervilhante (e não me venham falar de elitismo) nesse ano de 2001, agora esteja condenada a este ostracismo cultural.

Para mais informações sobre o programa do festival consultem o site www.alkantara.pt

Sem comentários: